Vida dos Santos

Santa Marta (Século I)

Memória

Marta é a “irmã de Lázaro e Maria”. A casa dela em Betânia era o oásis preferido de Jesus para descansar de seu trabalho apostólico, e Marta sempre honrava como hóspede querido. Sua atitude dinâmica está em particular contraste com jeito quieto e contemplativo de Maria. Sobretudo um dia em que se queixa da irmã, que se detinha a ouvir Jesus a ouvir Jesus, este a repreende bondosamente, mostrando-lhe a primazia dos valores espirituais (Lc 10,38-42). Depois, na doença de Lázaro, quando Jesus chamado pelas duas irmãs, encontra Lázaro já morto, Marta corre apressada ao seu encontro e faz uma forte profissão de fé. Este diálogo entre Jesus e Marta é um dos mais antigos temas batismais reparatórios  da Páscoa, e a Igreja usou-o através dos séculos na liturgia fúnebre, para reavivar nos fiéis a esperanças cristã. O pranto de Marta provoca os soluços de Jesus (Jo 11,1-44).

Finalmente, a “Ceia de Betânia”, em que Marta serve a mesa e Maria unge os pés de Jesus, é uma prefiguração da última Ceia e de cada Missa (Mc 14,3-9;Mt 26,6-13; Jo 12,1-8). Marta é modelo da mulher laboriosa, sendo padroeira dos hospedeiros; por sua vez é o modelo das almas contemplativas.

Oração do Dia

Pai todo-poderoso, cujo Filho quis hospedar-se em casa de Marta, concedei por sua intercessão que, servindo fielmente a Cristo em nossos irmão e irmãs, sejam recebidos por vos em vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Liturgia do Dia:

1 Leitura: 1Jo 4,7-16; Salmo Responsorial: Sl 33;

Evangelho: Jo 11,19-27 ou Lc 10,38-42

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s