O ANO LITURGICO

Facilitador: Manoel Lima de Oliveira

 1. O que é Ano Litúrgico?

É a celebração da vida de Jesus Cristo ao longo de um ano. A cada ano os cristãos revivem as etapas mais importantes da vida de Nosso Senhor: Seu nascimento, a morte, ressurreição, ascensão e o envio do Espírito Santo... No ano civil nos orientamos pelas estações (primavera, verão…), pelas festas cívicas (carnaval, Tiradentes, independência…). No Ano Litúrgico, nossa caminhada é de Fé, marcada pelos momentos fortes da vida do Senhor.

 

O povo da primeira Aliança, o povo Judeu, também tinha (e tem) seu Ano Litúrgico[1]. A expressão “ANO LITÚRGICO” começou a ser usado no Século XIX, quando surgiu o movimento litúrgico Efetivado com o CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, antes de se chamar “Ano Litúrgico” recebera outros nomes, por exemplo: “Ano da Igreja” e “Ano Cristão”.

2. Como se divide o Ano Litúrgico?

Sendo a celebração da vida de Nosso Senhor ao longo de um ano, o “Ano Litúrgico” tem etapas:

a) O primeiro se caracteriza por Ciclos

CICLO – é um período em que ocorrem fatos históricos importantes.

1º. – NASCIMENTO DO NOSSO SALVADOR

O Ciclo do Natal – está composto da seguinte forma:

  • Advento;
  • Natal (com oitava);
  • Sagrada família;
  • Festa da Mãe de Deus;
  • Epifania; e
  • Batismo do Senhor.

2º. – PÁSCOA

O Ciclo da Páscoa, assim formado:

  • Quaresma;
  • Semana Santa;
  • Tríduo Pascal;
  • Páscoa (com oitava);
  • Domingo da Páscoa (Ascensão); e
  • Pentecostes.

3º. – TEMPO COMUM

 O Tempo Comum: compreende o período mais longo do Ano, com 34(33) Domingos.

 b) Outro modo de perceber a organização do Ano Litúrgico, é por TEMPOS:

 TEMPO DO ADVENTO – 4 (quatro) domingos antes do Natal.

  • TEMPO DO NATAL – Até o Batismo do Senhor.
  • TEMPO DA QUARESMA – 5 (cinco) domingos, mais Semana Santa.
  • TEMPO PASCAL – Da Páscoa até Pentecostes.
  • TEMPO COMUM – 34 (trinta e quatro) domingos, assim distribuídos: Da festa do Batismo do Senhor até o inicio da Quaresma; e de Pentecostes até o 34º Domingo.

 3. Quando começa e quando termina o Ano Litúrgico?

O Ano Litúrgico não segue o calendário civil – começa antes e, portanto termina antes. Sendo a celebração da vida de Nosso Senhor ao longo de um ano, é lógico começar pela preparação do Nascimento.

  O primeiro domingo do Advento marca o inicio do Ano Litúrgico e, termina no 34º domingo do Tempo Comum, onde celebramos, todos os anos, a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. É a coroa do Ano Litúrgico que parte da “Encarnação e termina com a Glorificação”.

 DOMINGO

O cristão, à semelhança dos Judeus consagrou um dia por semana À celebração dos seus mistérios, a escolha recaiu sobre o 1º. dia da semana, Dia da Ressurreição do Senhor. A Eucaristia é a celebração do domingo.

 OS CICLOS DO ANO LITURGICO[2]

 a) TEMPO DO ADVENTO: Sendo um tempo de preparação para o Natal, é também um tempo, em que, por lembrança, os cristãos voltam os seus corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo, no fim dos tempos. Esse tempo começa no dia 30 de novembro ou no domingo mais próximo.

Principais Personagens:

  • Profeta Isaias – Nos quatro domingos do Ano A, nos dois primeiros do Ano B.
  • João Batista – O Precursor aparece como figura central nos Evangelhos no 2º e 3º     domingos dos Anos A, B e C.
  • José – O Novo Testamento fala pouco de José, esposos de Maria. Falando pouco, talvez queira expressar o caráter humilde e obediente desse homem de Deus.
  • Maria – foi a mais fiel colaboradora de Deus no seu Projeto de Salvação. Ela ocupa o espaço central nos Evangelhos do 4º domingo dos Anos A, B e C.

Observação: Não se deve esquecer que dentro do ADVENTO, há duas comemorações de Maria: 08 de dezembro – Imaculada Conceição e 12 de dezembro – N. S. de Guadalupe.

* No Brasil, se cair no domingo a Solenidade da Imaculada Conceição tem precedência sobre aquele domingo.

 b) TEMPO DO NATAL: Celebra o mistério da encarnação de Jesus, que edificou sua tenda entre nós. Começa nas vésperas do Natal, indo até o domingo depois da Epifania (ou domingo depois do dia 06 de janeiro). No domingo depois da Epifania, celebra-se o Batismo do Senhor.

 c) TEMPO DA QUARESMA: Visa preparar a celebração da Páscoa. Convida-nos para a Oração, o Jejum e a Esmola. Inicia-se na quarta-feira de Cinzas até a quinta-feira da Semana Santa.

 d) TRÍDUO PASCAL: Celebra a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Começa na quinta-feira até sábado da Vigília Pascal, mãe de todas as Vigílias, porque celebra a Ressurreição de Jesus.

 e) TEMPO PASCAL: Os cinqüenta dias entre o domingo da Ressurreição e domingo de Pentecostes. Esses dias têm que ser celebrados como se fosse um só dia de festa, um grande domingo.

 f) TEMPO COMUM: É o mais longo tempo de celebrações litúrgicas são 33 ou 34 semanas que não se celebram nenhum aspecto especial do Mistério de Cristo. O Tempo Comum começa na segunda-feira que segue o domingo do dia 06 de janeiro e se estende até a terça-feira antes da Quaresma; recomeça na segunda-feira depois do domingo de Pentecostes e termina antes doas primeiras vésperas do 1º domingo do Advento.

 CORES LITURGICAS

 v          BRANCA: Simboliza vitória, paz, alegria e pureza. É usado: no Tempo Pascal e do Natal, nas Festas e memórias do Senhor (exceto na Paixão), nas festas e memórias da Virgem Maria, dos Santos Anjos e dos Santos (não sendo Mártires), na festa de Todos os Santos, São João Batista, São João Evangelista, Cátedra de Pedro, conversão de Pedro.

v             VERMELHO: Simboliza o fogo, sangue, amor divino, martírio. É usado: Domingo da Paixão (Ramos), Sexta-feira Santa, no domingo de Pentecostes, nas festas dos Apóstolos, Evangelistas e Santos Mártires.

v        ROXO: Simboliza a penitência, a expectativa. É usado na Quaresma, Advento. Pode ser usado nas Missas pelos mortos (antigamente usava-se Histola Preta).

v        VERDE: É a cor da esperança. É usada nas Missas do Tempo Comum.

v        ROSA: Simboliza alegria. Pode ser usada no terceiro domingo do Advento e no quarto domingo da Quaresma.

 Biblioteca:

 1. “Por que Creio” – Advento e Natal, 54 perguntas e respostas sobre o ciclo do Natal – Pe. Jose Bortolini – Editora PAULUS

 2. “Por que Ceio” – Quaresma, Páscoa e Pentecostes. 62 perguntas e respostas sobre o Ciclo da Páscoa – Pe. José Bortolini – Editora PAULUS

 3. “Por que Creio” – Tempo Comum, 40 perguntas e respostas – Pe. José Bortolini – Editora PAULUS

 4. “Tire suas Dúvidas sobre Bíblia” – 159 respostas esclarecedoras – Pe. José Bortolini – Editora PAULUS

 [1] Pergunta n.º28 – Livro “Tire suas dúvidas sobre a Bíblia” – Pe. José Bortolini – Ed. PAULUS

[2] “Por que Creio” – Pe. José Bortolini – Editora PAULUS

Anúncios

Uma resposta para O ANO LITURGICO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s