A Missão do Ministério de Formação


Quando falamos de Ministérios dentro da Renovação Carismática Católica, estamos nos referindo àquelas funções específicas exercidas segundo os Carismas dados pelo Senhor. Mas, quando falamos de Ministérios logo vem à mente das pessoas o Ministério de Cura e Libertação, o de Pregação, Intercessão, etc.

De fato estes são os Ministérios mais conhecidos, são os Ministérios que mais ouvimos falar. Isto se deve, ao menos em parte, em função da maciça identificação das pessoas com apenas um dos aspectos que fazem parte da Identidade da Renovação Carismática Católica. Refiro-me à prática dos Carismas. E só para lembrar os três pilares da identidade da RCC, são: Batismo no Espírito Santo, prática dos carismas e vida em comunidade.

Sabemos, contudo, que nenhum destes pilares pode subsistir isoladamente. Mas, sabemos também que sem uma sólida formação não é possível vivermos na íntegra a Identidade da RCC. Podemos até vivenciar esta identidade, mas se não tivermos uma compreensão do que ela significa, correremos o risco de transformar este lindo movimento da Igreja em uma igrejinha separada.

Muitos até costumam dizer: “eu sou da carismática”. Como assim sou da carismática? Se com esta frase estamos querendo dizer que vivemos a Identidade da RCC em comunhão com a Santa Mãe Igreja, não há problema algum. No entanto, é imprescindível, que fique claro, que para ser carismático é necessário viver conforme os três pilares que sustentam a vida da Igreja: Sagrada Escritura, Sagrado Magistério e Sagrada Tradição.

Todavia, não é possível vivermos conforme estes três pilares, e portanto, em comunhão com a Igreja, se não nos submetermos a uma sólida formação. Sobre a ação formadora o Código de Direito Canônico em seu cânon 231, diz: “Os leigos que são destinados permanentemente ou temporariamente a um serviço especial na Igreja têm a obrigação de adquirir a formação adequada, requerida para o cumprimento do próprio encargo e para exercê-lo consciente, dedicada e diligentemente”.

O Código de Direito Canônico é muito claro. Todos que estão à frente de qualquer movimento ou pastoral precisam obrigatoriamente se submeter a uma formação adequada, e esta obrigatoriedade é estendida também à RCC e a todos os seus membros. Então, quem está à frente de um Grupo de Oração precisa passar por formação.

Foi pensando nesta obrigação e movida pelo zelo por tudo que é sagrado e que se refere à vida da Igreja, que a RCC foi inspirada a criar o Ministério de Formação. O Ministério de Formação é um ministério que perpassa todos os outros ministérios, pois sem formação não podemos exercer com discernimento os carismas que Deus nos concede e que sabemos são os fundamentos dos Ministérios na RCC. Neste sentido a formação é considerada a guardiã dos carismas, pois ela semeia nos corações o zelo pelas coisas sagradas.

Mais do que semear nos corações o zelo pelas coisas sagradas, a formação leva-nos a um conhecimento mais profundo da pessoa de Jesus Cristo, e deste conhecimento, segundo o Catecismo da Igreja Católica ( par. 429), é que jorra o desejo de anunciá-lo. Como anunciar Jesus se não o conhecemos?

Este conhecimento da pessoa de Jesus inevitavelmente passa pelo conhecimento da Igreja, de seu magistério e também de sua tradição. O magistério é nada mais, nada menos, que a interpretação oficial que a Igreja faz das Escrituras a partir do auxílio do Espírito Santo e também, segundo, a tradição. Da interpretação oficial que a Igreja faz das Escrituras surge a Doutrina. Conhecendo, então, o Magistério da Igreja estamos conhecendo a Cristo.
Faz parte, portanto, da missão do Ministério de Formação da RCC, proporcionar aos seus servos e também ao povo de Deus uma sólida formação no que diz respeito aos aspectos mais relevantes da Doutrina da Igreja. E esta formação sobre os aspectos mais relevantes da doutrina acontece a partir do estudo da Identidade da RCC, lembrando que a nossa identidade encontra-se muito bem fundamentada no Magistério da Igreja. Em outras palavras, a Identidade da RCC e todas as suas consequências em nada contradizem o que a Igreja diz em seu Magistério.

Para tornar o estudo a qual nos referimos acima, ainda mais fácil, a Escola Paulo Apóstolo (EPA), que é uma Escola de Formação da RCC, tem algumas apostilas com temas que tratam tanto da vida da Igreja, quanto da vida do nosso movimento. O módulo básico de formação está dividido em oito etapas que têm como temas “A Identidade da Renovação Carismática Católica”, “Carismas”, “Grupos de Oração”, “Oração: caminho de santidade”, “Santidade”, “Liderança em Serviço na RCC”, “Igreja” e “Doutrina Social”.

Passar por esta formação é muito importante. Caso você queira solicitar a implantação da Escola Paulo Apóstolo em sua cidade, entre em contato com a Coordenação Diocesana da RCC de Luz ou com a Coordenação do Ministério de Formação. Levemos juntos o Evangelho a toda criatura!

Paz e bem!

Bruno Alvarenga Ribeiro – Coordenador do Ministério de Formação da RCC da Diocese de Luz.

Sobre manoeloliveira

Gosto de Ler, me relacionar com pessoas e amo profundamente "pregar" a Palavra de Deus para as pessoas, seja na Igreja, no Grupo de Oração e na Catequese. A minha resposta foi "SIM" com sim de Maria, "Eis me Aqui" como todos o que vivem o projeto de Jesus Cristo, devem afirmar! O que serei se não Evangelizar. Amém!
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

4 respostas para A Missão do Ministério de Formação

  1. Caro diácono Manoel Oliveira, acompanho as suas publicações e gosto, afinal tenho uma vontade grande de me tornar membro do corpo de Cristo pela a caminhada de missão da Igreja Católica, como também diácono… Tenho grande experiência de comunidade coordenei várias Pastorais e movimentos e atualmente coordenamos a Pastoral Familiar; más aqui na nossa Diocese, vejo o bispo com pouca afinidade com relação ao diaconato permanente; tenho alguns cursos como Teologia Básica, sou formado em grau superior; na Pedagogia e Bacharelado em Teologia e Filosofia pela (CERCEMA) Faculdade Religiosa do Maranhão… A minha diocese é Crateús – Ceará, hoje o nosso bispo é Dom Ailton Menegussi… Pergunto: Poço buscar essa minha vocação a viver a Palavra de Deus como ordenado em outra Diocese?
    Meu nome : Olavo Alves da Silva (88)9212-1215…

    Curtir

    • manoeloliveira disse:

      Não sou Diácono, sou Ministro Extraordinário da Palavra, mas nós não somos preso a espaço físico, temos que ir aonde o Senhor nos mandar. Siga a sua vocação e, Deus o abençoe.

      Curtir

      • Obrigado meu querido amigo, a nossa igreja infelizmente é muito fechada e falha, tem um clero muito ciumento, e dificulta para uns e outros não, vejo que usam tambem da esclusão, eu vejo que não abrem as portas para o diaconato permanente com medo tornar uma família aliada a diocese, já pensam e no setor jurídico com relação a laços trabalhista já visão é vínculo trabalhista… Pensam que criando vículo pode trazer problemas depois, ão pessam na Evangelização, na missão de levar a palavra a toda criatura… Temos que conviver com essa deficiência…
        kkkkkk

        Curtir

      • Obrigado meu querido amigo, a nossa igreja infelizmente é muito fechada e falha, tem um clero muito ciumento, e dificulta para uns e outros não, vejo que usam também da exclusão, eu vejo que não abrem as portas para o diaconato permanente com medo tornar uma família aliada a diocese, já pensam e no setor jurídico com relação a laços trabalhista já visão é vínculo trabalhista… Pensam que criando vínculo pode trazer problemas depois, ão pensam na Evangelização, na missão de levar a palavra a toda criatura… Temos que conviver com essa deficiência… Tenha uma boa tarde…
        kkkkkk

        Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s