Critérios para escolha dos cantos litúrgicos


 Não é qualquer canto que se escolhe para as celebrações. Existem cantos litúrgicos (para as missas) e cantos mensagem (para outras ocasiões, encontros, etc…). As características do Canto litúrgico são:

  1. Conteúdo ou inspiração bíblica;
  2. Qualquer salmo cantado é litúrgico;
  3. Deve ter melodia fácil;
  4. Todos os cânticos litúrgicos são personalizados (ritmo próprio, letra própria e momento próprio);
  5. Ter cuidado com as músicas destinadas às partes fixas da Celebração (Glória, Santo, Pai Nosso, Cordeiro), pois cada um tem o seu conteúdo próprio e isto é da Tradição da Igreja.

Obs: Existem cantos que são o rito e outros que acompanham o rito: IGMR 37, e cantos suplementares: IGMR 26/ D0c 79-318

As características a serem levadas em consideração são:

  1. Canto de entrada: (IGMR 47)

Letra: Deve ser um convite à celebração! Deve falar do motivo da celebração.

Música: De ritmo alegre, festivo, que expresse a abertura da celebração.

  1. Canto penitencial:(IGMR 51,52)

De cunho introspectivo, a ser cantado com expressão de piedade. Deve expressar confiança no perdão de Deus.

Letra: Deve conter um pedido de perdão, sem necessariamente seguir a fórmula do Missal.

Música: Lenta, que leve à introspecção. Sejam usados especialmente instrumentos mais suaves.

  1. Canto do glória: (IGMR 53)

Letra: O texto deve seguir o conteúdo próprio da Tradição da Igreja.

Música: Festiva, de louvor a Deus. Podem ser usados vários instrumentos.

  1. Salmo Responsorial: (IGMR 61)(Doc 79-302)

Letra: Faz parte integrante da liturgia da palavra: tem que ser um salmo. Deve ser cantado, revezando solo e povo, ou, ao menos o refrão. Não pode ser trocado por um canto de meditação.

Letra: Salmo próprio do dia ou outro texto bíblico de acordo com a liturgia do dia.

Música: Mais suave. Instrumentos mais doces.

  1. Aclamação ao Evangelho: (IGMR 62-64)(Doc 79-302)

Letra: Tem que ter ALELUIA (louvor a Javé), exceto na Quaresma. É um convite para ouvir; é o anúncio da Palavra de Jesus. Deve ser curto, e tirado do lecionário, próprio do dia.

Música: De ritmo vibrante, alegra, festivo e acolhedor. Podem ser usados outros instrumentos.

  1. Canto das oferendas: (IGMR 74)(doc 79-319)

É um canto facultativo. A equipe decide e combina com o padre. Caso não seja cantado, é oportuno um fundo musical (exceto Advento e Quaresma), até que as ofertas cheguem até o altar, cessando então, para que se ouça as orações de oferecimento que o padre rezará, então, em voz alta.

Letra: Não é tão necessário que se fale de pão e vinho. Pode falar do oferecimento da vida, etc…

Música: Melodia calma, suave. Uso de instrumentos suaves.

  1. Santo: (Doc 79-303)

É um canto vibrante por natureza.

Letra: Se possível seguir o texto original, indicado pela Tradição da Igreja.

Música: Que os instrumentos expressem a exultação desse momento e a santidade “Tremenda de Deus”. Deve ser sempre cantado.

  1. Doxologia: “Por Cristo, com Cristo e em Cristo”

É uma hora muito importante e solene. É o verdadeiro e próprio ofertório da missa. É cantado apenas pelo Sacerdote. O AMÉM conclusivo, aí sim cantado pelo povo é o mais importante da Missa e deve ser cantado ao menos aos finais de semana.

  1. Pai-Nosso: (Doc 79-309,306)

Pode ser cantado, mas desde que com as mesmas e exatas palavras da oração. Não de diz o Amém, mesmo quando cantado.

  1. Canto da Paz: É um canto facultativo.(Doc 79-322)
  2. Cordeiro de Deus: (IGMR 83(Doc 79-310)

Pode ser cantado com melodia não muito rápida e sempre com as mesmas palavras da oração.

  1. Canto de Comunhão: (IGMR 86-87)(Doc 79-314)

É um canto processional, para se cantar andando.

Letra: Preferência que tenha sintonia com o Evangelho e que seja “Eucarística”.

Música: Processional, toada, balada, etc…

  1. Meditação ou Louvor: (IGMR 88)(Doc 79-320)

Se for o caso, se canta dando graças, louvando e agradecendo o encontro com o Senhor e com os Irmãos. No entanto, que se tenha tempo de silêncio profundo e de adoração e intimidade com o Senhor. Instrumentos mais doces e melodia lenta e que leve a adoração.

  1. Canto final: Não é previsto no Missal Romano.

É para ser cantado após a Bênção Final, enquanto o povo se retira da Igreja: é o canto de despedida.

Letra: Deve conter uma mensagem que levaremos para a vida, se possível, referente ao Evangelho do dia.

Música: Alegre, vibrante. Podem ser usados outros instrumentos.

Fontes: – Instrução Geral sobre o Missal Romano

– Coleção Estudos da CNBB nº79(documento Verde)

– Coleção Documentos da CNBB nº 43(documento azul)

Sobre manoeloliveira

Gosto de Ler, me relacionar com pessoas e amo profundamente "pregar" a Palavra de Deus para as pessoas, seja na Igreja, no Grupo de Oração e na Catequese. A minha resposta foi "SIM" com sim de Maria, "Eis me Aqui" como todos o que vivem o projeto de Jesus Cristo, devem afirmar! O que serei se não Evangelizar. Amém!
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Uma resposta para Critérios para escolha dos cantos litúrgicos

  1. Elias M. Pinto disse:

    Muito bom esse trabalho de pesquisas. enriquece-nos bastante! Parabéns.

    Date: Tue, 25 Nov 2014 22:26:04 +0000 To: elias.p@hotmail.com

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